sexta-feira, 12 de abril de 2013

POSTAGEM ESPECIAL_ Mudanças na Educação, necessidade real ou falácias inúteis? Atividade PAFC 2013 - Turma 06

Uma questão que me preocupa desde o momento que comecei a lecionar;"Como motivar os alunos para a aprendizagem?" Somando-se a essa inquietação inicial foram somando-se outras, relacionadas à indisciplina, ao uso de celulares e demais aparatos eletrônicos; à falta de perspectivas sociais e econômicas dos alunos e aos reflexos de tudo isso em sala de aula. São tantas possibilidades e novidades sociais e tecnológicas que somam-se ao dia-a-dia e determinam o comportamento dos alunos e, nós educadores, estamos alheios ao uso de tudo isso! Estamos perdidos e estagnados no tempo, ao mesmo momento em que tudo muda. Queremos ensinar para um público sem motivação e compreensão das reais necessidadese e aplicabilidades do que trabalhamos na lousa negra! Ensinar o que e para quem? Analisando possibilidades de mudanças, creio que antes de só repassarmos "conhecimentos" devemos trabalhar as questões que permeiam a vida social de nossos alunos. Trazê-los à cooperação e busca de significados para o processo educacional! Torná-los sujeitos do próprio processo de ensino-aprendizagem. Não mais um processo individual em sala de aula, mas sim aproveitando as potencialidades das redes sociais em que nossos alunos estão inseridos. Trabalho árduo e com infindas possibilidades! Por onde iniciarmos? Um site que debate o capital social, as redes sociais e a cooperação é o http://www.tedxsaopaulo.com.br (da TEDex São Paulo -TEDtalks brasileiras). Nele temos algumas apresentações, das quais selecionei duas apresentações para iniciarmos o caminho e a busca de repostas para o exposto acima. 1° A apresentação de Samara Werner sobre Educação: "Novas práticas para estimular o aprendizado e a criatividade". 2° A apresentação de Augusto de Franco sobre "As redes sociais: como funcionam as ligações entre as pessoas?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário